Doença de Chagas
Doença de Chagas

Hit-to-Lead para a doença de Chagas

Início do projeto

2008

Atualizado em

15 de fevereiro de 2023

Objetivo

Por intermédio de projetos cooperativos de hit-to-lead (identificação de candidatos a fármacos), identificar novos leads (moléculas promissoras) para doença de Chagas que possam ser otimizados.

Fase atual de desenvolvimento de medicamentos

Discovery
Pesquisa Translacional
Ensaios Clínicos
Registro e Acesso

A fase de hit-to-lead é um estágio dinâmico do processo de drug Discovery, no qual moléculas pequenas promissoras (hits) identificadas em uma avaliação de alto desempenho são analisadas e otimizadas para a identificação de compostos líderes promissores.

O processo de otimização de hit-to-lead está em andamento, com várias séries em processamento com base nos resultados do programa de avaliação. Vários mecanismos de hit-to-lead e estratégias exploratórias estão sendo usados para avançar para os estudos de validação de conceito in vivo em modelos pré-clínicos de eficácia da doença de Chagas.

O Drug Discovery Booster para doenças tropicais negligenciadas é um dos projetos relacionados, que se concentra nas fases iniciais da pesquisa de medicamentos, com o objetivo de identificar novos tratamentos para as leishmanioses e a doença de Chagas.

Atualizações sobre o projeto

Mais de 20 novas séries químicas identificadas em 2021 passaram pelas etapas de identificação de hits em 2022, incluindo a confirmação de hits, a elaboração do perfil ADME estendido e estudos de prova de conceito in vivo. As séries químicas se originaram em diversas fontes, como bibliotecas comerciais, produtos naturais e parceiros externos. Para evitar desgastes nas etapas finais ligados à identificação de mecanismos de ação indesejados ou já explorados, todas as séries de compostos candidatos agora são testadas em comparação com painéis de alvos conhecidos ou mutantes resistentes em uma etapa inicial do processo de hit-to-lead, quando não antes.

Mais de 25 novas séries de produtos químicos identificadas em 2020 estão passando pelos estágios de identificação de acertos – incluindo confirmação, elucidação do mecanismo de ação e estudos de prova de conceito – levando à nomeação de acertos.

Houve progresso em aproximadamente 15 séries com várias origens.

A DNDi mantém seus esforços de triagem de diversas bibliotecas de compostos e recompor sua cadeia de drug discovery. Novos hits confirmados estão sempre sendo alocados para a cadeia de hit-to-lead. Em 2019, firmou-se um novo consórcio, desta vez em colaboração com a Universidade de Campinas e a Universidade de São Paulo. Com uma equipe de cientistas que trabalham em uma rede global, o projeto tem por objetivo lançar um composto candidato pré-clínico de alta qualidade que possa se tornar um novo tratamento para a doença de Chagas.

A DNDi trabalha para identificar e confirmar novos hits que possam avançar e ser alocados para a cadeia de hit-to-lead. Em 2018, foi criada uma nova parceria com a Unidade de Drug Discovery da Universidade de Dundee, na Escócia, e a GlaxoSmithKline (GSK) para alavancar novos hits promissores.

Foi implementado um novo processo de drug discovery em cascata, tanto in vitro quanto in vivo. Se alguma atividade promissora for demonstrada, a série identificada é encaminhada para os programas de otimização de leads.

Organização internacional, sem fins lucrativos, que desenvolve tratamentos seguros, eficazes e acessíveis para os pacientes mais negligenciados.

DNDi Global

Entre em contato

DNDi pelo mundo

Apoie a DNDi

Faça uma doação!

Trabalhe conosco

Oportunidades

Exceto para imagens, filmes e marcas registradas que estão sujeitos aos Termos de Uso da DNDi, o conteúdo deste site está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-Share Alike 3.0 Switzerland License.