A DNDi parabeniza a criação da nova coalizão do G20 focada em inovação, produção local e regional, e acesso equitativo a ferramentas de saúde

A DNDi parabeniza a criação da nova coalizão do G20 focada em inovação, produção local e regional, e acesso equitativo a ferramentas de saúde

Acordo pode impulsionar a inovação em tratamentos, diagnósticos e vacinas para enfrentar ameaças atuais e futuras à saúde

Rio de Janeiro, Brasil – 31 de outubro de 2024. A iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi), organização global sem fins lucrativos de pesquisa e desenvolvimento (P&D), celebra a criação da Coalizão do G20 sobre Produção Local e Regional, Inovação e Acesso Equitativo, anunciada ontem na reunião dos Ministros de Saúde do G20, no Rio de Janeiro, Brasil.

“Essa coalizão tem o potencial de direcionar a atenção e os recursos públicos necessários para enfrentar ameaças à saúde que impactam, desproporcionalmente, as populações mais pobres e marginalizadas de países de baixa e média renda. Essas pessoas são frequentemente negligenciadas pelo sistema de P&D atual”, afirma o Dr. Luis Pizarro, Diretor Executivo da DNDi. “A coalizão também poderá abordar algumas das desigualdades de acesso a tratamentos médicos que vimos de forma tão evidente durante a pandemia de COVID-19, principalmente se assegurar que os princípios de compartilhamento de conhecimento e acesso equitativo às ferramentas de saúde estejam incorporados em seus projetos.”

A DNDi, junto a diversos países do G20 e outros parceiros, defende que um dos primeiros passos da Coalizão deve ser o lançamento de dois ou três projetos-piloto que possam gerar resultados tangíveis e construir sinergias com as iniciativas existentes.

“Um projeto focado no desenvolvimento de novas terapias para a dengue poderia ser uma opção”, destaca o Dr. Sergio Sosa-Estani, diretor da DNDi América Latina. Atualmente, não há tratamentos para essa doença negligenciada, agravada pelas mudanças climáticas. “A dengue representa uma ameaça global crescente e já afeta vários países do G20. Só neste ano, a América Latina registrou mais de 11 milhões de casos, um aumento de mais de 200% em relação a 2023.  Esse projeto estaria firmemente alinhado com o compromisso dos países do G20 de colocar a equidade no centro de suas respostas climáticas e de saúde.”

Seja em uma capacidade operacional ou consultiva, a DNDi reitera seu compromisso de apoiar a Coalizão e parabeniza o Brasil por sua liderança nas negociações do Grupo de Trabalho de Saúde, que ocorreram ao longo deste ano.

Contato para imprensa 

Vania Alves – valves@dndi.org

Ajude os pacientes negligenciados

Até o momento, desenvolvemos nove tratamentos para doenças negligenciadas, salvando milhões de vidas. Temos o objetivo de disponibilizar 25 novos tratamentos em nossos primeiros 25 anos. Você pode nos ajudar!

Organização internacional, sem fins lucrativos, que desenvolve tratamentos seguros, eficazes e acessíveis para os pacientes mais negligenciados.

DNDi Global

Entre em contato

DNDi pelo mundo

Apoie a DNDi

Faça uma doação!

Trabalhe conosco

Oportunidades

Exceto para imagens, filmes e marcas registradas que estão sujeitos aos Termos de Uso da DNDi, o conteúdo deste site está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-Share Alike 3.0 Switzerland License.