Fiocruz lidera pesquisas estratégicas para implementação do acesso à saúde em doença de Chagas na América Latina*

Em meio ao maior desafio sanitário do mundo moderno – a pandemia de COVID-19 –, o 14 de abril de 2021 poderá ser lembrado pela intensa mobilização e visibilidade da doença de Chagas (DC), com eventos e ações marcantes em muitas partes do mundo

Destacamos no cenário brasileiro e latino-americano o lançamento de dois importantes projetos interligados em sua origem e que se desenvolvem como resultado de uma construção coletiva liderada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com universidades públicas brasileiras: os projetos IntegraChagas Brasil e CUIDA Chagas.

O IntegraChagas Brasil é um projeto estratégico demandado e financiado pelo Ministério da Saúde (MS) do Brasil, planejado como piloto para a iniciativa de Unitaid. Tem como objetivo ampliar o acesso à detecção e ao tratamento da DC crônica na atenção primária à saúde (APS), com base nos métodos da pesquisa de implementação, sob coordenação do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI) da Fiocruz, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC). O produto esperado é a geração de modelos de intervenção que possam ser replicados em outros cenários do país.

Espinosa e Porteirinha (MG), São Desidério (BA), Iguaraci (PE) e São Luis de Montes Belos (GO) foram escolhidos para esta ação pioneira de integração de atenção e vigilância para pessoas com DC crônica. Espera-se detectar 6.000 pessoas entre adultos e crianças com potencial diagnóstico para DC. Ações de mobilização social já estão sendo articuladas, o que incluiu o apoio à formação da Associação Goiana dos Portadores da Doença de Chagas, a mais nova associação no Brasil. O projeto será uma oportunidade histórica para o fortalecimento das ações de controle da DC no Brasil e do Sistema Único de Saúde (SUS).

Já o Projeto CUIDA Chagas, Comunidades Unidas para Inovação, Desenvolvimento e Atenção para Doença de Chagas, é uma iniciativa financiada por Unitaid, com cofinanciamento do MS do Brasil e apoio técnico da OMS e a OPAS, além de ativa participação da sociedade civil através da FINDECHAGAS. Coordenado pela Fiocruz em associação com a sua fundação de apoio (Fiotec), o CUIDA Chagas tem como parceiros o Instituto Nacional de Laboratorios de Salud (INLASA), da Bolívia, o Instituto Nacional de Salud (INS), da Colômbia, e o Servicio Nacional de Erradicación del Paludismo (SENEPA), do Paraguai, além da organização não governamental Foundation for Innovative New Diagnostics (FIND). DNDi e NHR Brasil atuam como instituições colaboradoras.

O objetivo geral do CUIDA Chagas é contribuir para a eliminação da transmissão congênita da DC, ampliando e melhorando o acesso ao diagnóstico, tratamento e atenção integral, por meio de abordagens inovadoras e sustentáveis na Bolívia, Brasil, Colômbia e Paraguai. O protocolo de implementação ocorrerá em 32 territórios nos quatro países, pela ação estratégica integral de “diagnosticar, tratar e cuidar”. Estima-se avaliar 234.000 mulheres em idade fértil, seus bebês, crianças e contatos domiciliares de forma ativa, sistemática e integrada aos sistemas locais de saúde. Na inovação, novos algoritmos diagnósticos da DC crônica baseados em testes rápidos serão validados e um novo esquema terapêutico com tratamento curto de BZN será testado por ensaio clínico de Fase III.

A Fiocruz reitera sua responsabilidade e compromisso histórico ao assumir a liderança destas pesquisas. Estes projetos abrem um espaço fértil e colaborativo que poderá contribuir como exemplo para ações transformadoras no setor de saúde diante das críticas realidades sociais ainda existentes na América Latina.

*Andréa Silvestre de Sousa (Instituto Nacional de Infectología Evandro Chagas – Fiocruz) , Alberto Novaes Ramos Jr.(Universidad Federal do Ceará, Brasil), Debbie Vermeij (Instituto Nacional de Infectología Evandro Chagas – Fiocruz) e Fernanda de Souza Nogueira Sardinha Mendes (Instituto Nacional de Infectología Evandro Chagas – Fiocruz)

Este artigo foi publicado originalmente no Informativo da Plataforma de Pesquisa Clínica em Doença de Chagas

Ajude os pacientes negligenciados

Até o momento, desenvolvemos nove tratamentos para doenças negligenciadas, salvando milhões de vidas. Temos o objetivo de disponibilizar 25 novos tratamentos em nossos primeiros 25 anos. Você pode nos ajudar!

Organização internacional, sem fins lucrativos, que desenvolve tratamentos seguros, eficazes e acessíveis para os pacientes mais negligenciados.

DNDi Global

Entre em contato

DNDi pelo mundo

Apoie a DNDi

Faça uma doação!

Trabalhe conosco

Oportunidades

Exceto para imagens, filmes e marcas registradas que estão sujeitos aos Termos de Uso da DNDi, o conteúdo deste site está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-Share Alike 3.0 Switzerland License.