Atender aos milhões que ainda esperam por um tratamento acessível
Desenvolvemos uma cura eficaz e acessível e levamos a pacientes novas possibilidades de diagnóstico e tratamento. Também estamos trabalhando com parceiros para fomentar a vontade política necessária para a implementação em larga escala de estratégias de testagem e tratamento.
A hepatite C é causada pelo vírus do mesmo nome, transmitido pelo sangue e que pode levar à doença hepática crônica, cirrose, câncer e, sem tratamento, à morte. Os sintomas podem demorar décadas para se manifestar, e a maioria das pessoas que vive com a enfermidade não sabe que está infectada. Por isso, a hepatite C é uma epidemia silenciosa.
Nos últimos anos, houve uma revolução médica para a hepatite C, que hoje pode ser curada com um tratamento simples e seguro com duração de 8 a 24 semanas. No entanto, apenas 20% das pessoas diagnosticadas com hepatite C foram tratadas. Em muitos países, os altos preços são uma barreira substancial para as estratégias de diagnóstico e tratamento que podem eliminar completamente a hepatite C.
de pessoas têm hepatite C
não sabem que estão infectadas
tiveram acesso a tratamento
morrem todos os dias
‘A hepatite C é uma ‘epidemia silenciosa’ porque as pessoas não sabem que são portadoras do vírus e passam anos sem se tratar.’
Sasikala Silva, gerente de projetos clínicos da DNDi em Kuala Lumpur, Malásia
Entregamos um novo tratamento tão eficaz quanto os melhores medicamentos contra a hepatite C, mas a uma fração do custo.
Uma cura acessível para não deixar ninguém para trás. Desenvolvemos um tratamento simples para a hepatite C para aumentar o acesso e reduzir o peso financeiro que recai sobre pacientes e sistemas de saúde. Os resultados dos estudos na Malásia mostraram que 97% das pessoas que receberam o tratamento foram curadas.
A hepatite C é uma doença hepática causada pelo vírus homônimo. Pode causar uma enfermidade leve, com duração de algumas semanas, ou se transformar em uma doença grave que durará a vida toda. É a maior causa de câncer e cirrose do fígado e, se não for tratada, pode ser fatal.
A hepatite C é transmitida pelo contato com pequenas quantidades de sangue. Pessoas que fazem uso de drogas injetáveis estão particularmente vulneráveis. Aproximadamente 30% das pessoas infectadas eliminam o vírus em até 6 meses, sem necessidade de tratamento. Os outros 70% desenvolvem hepatite C crônica, e o risco de desenvolverem cirrose hepática dentro de 20 anos varia entre 15% e 30%. 75% das pessoas com hepatite C crônica vivem em países de renda média e baixa.
A hepatite C está presente no mundo todo. Existem seis cepas principais da hepatite C, chamadas de genótipos. Elas estão distribuídas por diferentes regiões, sendo que o genótipo 1 é o mais prevalente em países de renda alta e o genótipo 3 nos países de renda média e baixa. O genótipo 3 é responsável por 30% das infecções globais pela hepatite C.
A infecção por hepatite C é diagnosticada em duas etapas:
Os testes diagnósticos padrão realizados em laboratório costumam ser muito complexos ou caros para uso em locais com recursos limitados, especialmente onde é necessário testar um grande número de pessoas. São urgentemente necessários diagnósticos mais simples e acessíveis para viabilizar estratégias eficazes de testagem e tratamento.
Em julho de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS) pré-qualificou o primeiro autoteste para hepatite C, que pode ser feito em casa, desenvolvido e fabricado pela OraSure. Com base nas recomendações da OMS de 2021, que buscaram simplificar e agilizar o acesso ao rastreamento, diagnóstico e tratamento para populações vulneráveis, a DNDi e o Hepatitis C PACT apoiaram anteriormente a FIND e o Ministério da Saúde da Malásia na avaliação do uso dessa ferramenta no país, para aprimorar o direcionamento dos serviços a pessoas com maior risco de infecção por hepatite C.
Interferon peguilado e ribavirina (tratamento padrão para a hepatite C crônica até 2011)
Antivirais de ação direta (recomendados pela OMS desde 2016)
A Estratégia Global da Organização Mundial da Saúde para as Hepatites Virais tem como meta diagnosticar 90% das pessoas com o vírus da hepatite C e tratar 80% daquelas elegíveis até 2030. Com taxas de cura de 90% ou mais, os antivirais de ação direta abriram a possibilidade de reverter a doença. Além disso, se as pessoas forem diagnosticadas e tratadas precocemente, evitando transmitir o vírus a outras, a doença poderá ser eliminada. No entanto, até hoje, o tratamento continua sendo inacessível para a maioria, e os programas nacionais de hepatite C para ampliar o diagnóstico e o tratamento estão paralisados.
Um tratamento mais simples, acessível e eficaz contra as seis cepas da hepatite C será necessário se quisermos adotar uma abordagem integral de saúde pública capaz de reverter esta epidemia.
Desenvolvemos um esquema de tratamento com antivirais de ação direta seguro, eficaz e de fácil uso, pensado como uma combinação acessível que abre caminho para uma abordagem de saúde pública no enfrentamento da hepatite C. Nosso objetivo agora é ampliar o acesso a tratamentos acessíveis, apoiando mudanças nas políticas públicas e incentivando a vontade política para tratar a doença. Para isso, estamos desenvolvendo programas inovadores para melhorar o acesso ao diagnóstico e tratamento da hepatite C em diversos países.
A hepatite C é um vírus transmissível por via sanguínea. As formas mais comuns de transmissão são:
A hepatite C também pode ser transmitida de forma sexual e congênita, mas estes tipos de transmissão são menos comuns.
Depois da infecção, há um período de incubação que leva de 2 semanas a 6 meses. Após a incubação, aproximadamente 80% dos portadores não apresentam sintomas.
Os pacientes com infecção aguda podem apresentar os sintomas abaixo:
Última atualização: junho de 2025
Desenvolvemos um novo tratamento que se equipara aos melhores medicamentos para a hepatite c, mas por uma fração do custo.
Atualmente, trabalhamos para fomentar um ambiente favorável à disponibilização de diagnósticos e tratamentos para a hepatite C em países de renda média e baixa, além de dar apoio a programas inovadores de diagnóstico e tratamento em vários países.
Para mais informações acesse o nosso site Global:
Doença sensível ao clima, sem tratamento específico e que se espalha rapidamente.
Estamos construindo uma parceria global com países nos quais a dengue é endêmica para desenvolver um primeiro tratamento.
Causa danos ao coração e a órgãos vitais, após picada por insetos conhecidos por “barbeiros”
Entregamos o primeiro tratamento para crianças; agora estamos procurando por novos candidatos a medicamentos e trabalhando para aumentar o acesso aos cuidados
Uma das doenças parasitárias mais letais do mundo, é transmitida pela picada do mosquito-palha
Estamos trabalhando para desenvolver uma nova geração de tratamentos para substituir os medicamentos atuais que são dolorosos, ineficazes e causam efeitos colaterais
Deixa cicatrizes desfigurantes levando a uma vida marcada por estigma e discriminação
Estamos trabalhando para desenvolver tratamentos mais seguros e curtos para esta doença incapacitante
Receba nossas últimas notícias, histórias, artigos científicos e oportunidades de emprego.
Organização internacional, sem fins lucrativos, que desenvolve tratamentos seguros, eficazes e acessíveis para os pacientes mais negligenciados.
Exceto para imagens, filmes e marcas registradas que estão sujeitos aos Termos de Uso da DNDi, o conteúdo deste site está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International license.
© 2025 - DNDi América Latina