A DNDi recebe o Prêmio Princesa das Astúrias de Cooperação Internacional 2023 em reconhecimento às suas conquistas no fornecimento de tratamentos novos, seguros, eficazes, acessíveis e baratos para algumas das doenças mais negligenciadas do mundo.
‘Somos imensamente gratos por este prêmio, que é uma oportunidade fantástica de dar visibilidade aos milhões de pessoas negligenciadas pelos formuladores de políticas e pela pesquisa farmacêutica comercialmente orientada’.
DR. LUIS PIZARRO, DIRETOR EXECUTIVO, DNDI
Sobre o prêmio
Os Prêmios Princesa de Astúrias, os mais prestigiados da Espanha, reconhecem o trabalho científico, técnico, cultural, social e humanitário realizado em nível internacional. Eles são concedidos em oito categorias diferentes: Artes, Ciências Sociais, Comunicação e Humanidades, Concórdia, Cooperação Internacional, Esportes, Pesquisa Técnica e Científica e Literatura.
A DNDi se junta aos laureados anteriores na categoria Cooperação Internacional, incluindo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Fundação Bill & Melinda Gates, a Cruz Vermelha Internacional, a Amref Health Africa e a GAVI, a Aliança de Vacinas.
Cerimônia de premiação
A cerimônia de premiação aconteceu na sexta-feira, 20 de outubro, em Oviedo, Espanha. Siga nossos canais de mídia social para manter-se atualizado sobre o evento. A cerimônia foi transmitida ao vivo pela RTVE e pela Radio 5.
Sobre a DNDi
A iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi) é uma organização internacional sem fins lucrativos que descobre, desenvolve e fornece tratamentos seguros, eficazes e econômicos para pacientes carentes. Usando o poder da inovação, da ciência aberta, das parcerias e das alianças de advocacy, buscamos soluções para a falta de medicamentos para doenças que ameaçam a vida de pessoas vulneráveis.
Desde sua criação em 2003, a DNDi introduziu doze novos tratamentos, incluindo novas combinações de medicamentos para leishmaniose visceral (calazar), dois antimaláricos de dose fixa, um tratamento antirretroviral simples adequado para crianças pequenas com HIV e a primeira entidade química desenvolvida com sucesso, o fexinidazol, aprovado em 2018 para o tratamento da doença do sono.
Leia aqui o release sobre o prêmio
Leia a declaração de Luis Pizarro
Apresentação do prêmio
Leia o discurso de recepção do Prêmio